ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS SOBRE ANIMAIS DO MUNDO
  1. Macacos-prego são mortos por caçador no interior do Amazonas
    Um jovem de 19 anos foi preso com dois macacos após uma denúncia de furto a uma residência no município de Borba, a 151 km de Manaus, no Amazonas. Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito foi preso na área rural do município e afirmou que estava caçando os animais.
  2. Cão debilitado precisa de resgate para não morrer na rua no RJ
    Este cão está abandonado no bairro Vigário Geral, no Rio de Janeiro. Ele foi visto na Rua Valentim Magalhães, esquina com a rua Figueredo Rocha, ao lado do muro da empresa Grupo Toniato.
  3. Curitiba (PR) vai oferecer atendimento de alta complexidade a animais resgatados
    A partir do ano que vem, o Centro de Referência para Animais em Risco (Crar) de Curitiba (PR), na CIC, vai ampliar o seu atendimento, passando a oferecer serviços de alta e média complexidade aos animais resgatados. A ideia é aumentar a gama de serviços oferecidos a cães e gatos resgatados pelo centro.
  4. Câmera flagra casal furtando casinha de cachorro comunitário
    A câmera de segurança de uma casa em Jardinópolis (SP) registrou um crime inusitado: um casal estaciona o carro próximo à calçada e, em menos de 40 segundos, furta a casinha de um cachorro que é cuidado pelos moradores do bairro Jardim Niagara II.
  5. Gata grávida e abandonada ganha nova chance após ser encontrada chorando
    Uma gatinha andava pelas ruas de Montreal (Canadá) miando e à procura de ajuda. Quando uma mulher respondeu ao seu choro, a gata correu até ela.
  6. Elefante isolado há quase 30 anos definha de tristeza em zoo
    O elefante Billy foi capturado de seu lar na Malásia há mais de 30 anos e foi eletrocutado durante cinco anos como um método de "treinamento" por seus sequestradores.
  7. Milhares de vacas são mortas em rituais e eventos públicos
    A Suazilândia anualmente mata milhares de bois e vacas como parte de eventos tradicionais como a Oração Nacional de Incwala, normalmente realizada em Dezembro. Outros eventos tradicionais são a Caçada Real, realizada anualmente em Janeiro, os Festivais de Marula, em Março e a cerimônia de dança Reed, em Agosto. Os tradicionalistas sul-africanos também participam da maioria desses eventos tradicionais anuais, porque, além de serem de um país vizinho, algumas das atividades classificadas como “culturais” e praticadas na Suazilândia também ocorrem na África do Sul. O mais frequentado dos eventos é a Dança de Reed, onde cerca de 100 mil mulheres dançam diante da realeza e de convidados e ocorre uma cerimônia de Oração Nacional de Incwala, com a participação de cerca de 40 mil guerreiros tradicionais  durante três meses. Na cerimônia, o rei Swazi é mantido isolado enquanto realiza rituais tradicionais. Infelizmente, a caçada real é realizada após cada quatro anos e guerreiros tradicionais fazem uma expedição de caça para reduzir os animais selvagens que vivem no país. Os Festivais Anuais da Marula têm principalmente mulheres, que saem para colher a fruta da marula para marcar o lançamento oficial da primeira fruta da época.  Após o festival, os guerreiros são convidados a fazer colheitas nas propriedades do rei. A Tibiyo Taka Ngwane, uma empresa de propriedade da família real da Suazilândia, revelou que, em oito meses, bois e vacas avaliados em US$ 375 mil foram mortos para alimentar os participantes e convidados de cinco dos eventos tradicionais nacionais.
  8. Cão espera durante semanas na frente de hospital por tutor que morreu
    Foi tudo por amor e lealdade. O pequeno Branquinho, um cachorro de aparentemente dois anos, cumpriu sua missão: tentou estar ao lado do tutor quando ele mais precisou, retribuindo tudo aquilo que um dia lhe foi dado. Por ele, o cachorro enfrentou sol forte, sede e fome na porta de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro da San Martin, em Salvador, na Bahia.
  9. Vídeo mostra momento que homem atira em gata em Goiânia (GO)
    Um vídeo mostra o momento em que um homem em um carro atira em uma gata na Avenida Abel Braga, no Setor Cidade Jardim, em Goiânia. As imagens foram gravadas por volta das 00h30 e, no mesmo dia, dois cachorros foram mortos a tiros na região.
  10. Cadela que toma remédio controlado está desaparecida em SP
    A cadela da foto é a Neguinha. Ela desapareceu no dia 6 de dezembro na Vila Aurora, Jaraguá, Zona Oeste de São Paulo.
  11. Bichos de pelúcia substituem animais em aulas laboratoriais da USP
    Há cinco anos, uma professora da USP em Ribeirão Preto (SP) usa animais de pelúcia em aulas práticas sobre diabetes mellitus. A iniciativa vem poupando sofrimento e morte de cerca de 45 ratos por ano, com benefícios ao aprendizado dos estudantes que perdiam o foco com a dor dos animais.
  12. Lei prevê multa de até R$ 3 mil para maus-tratos a animais em MG
    Um ano e cinco meses após ter sido sancionada, a Lei 22.231, que estabelece multa administrativa para quem maltratar animais, finalmente começará a ser colocada em prática. O governador Fernando Pimentel (PT) assinou decreto que regulamenta a legislação. As regras delegam à Polícia Militar (PM) o papel de fiscalizar e punir quem for pego cometendo maus-tratos, como abandono.
  13. Proposta de venda fracionada de remédios para animais volta à Câmara
    Retorna à Câmara dos Deputados projeto que permite a venda fracionada de medicamentos em clínicas veterinárias e pet shops (PLC 59/2017). O texto, um substitutivo, já havia sido aprovado e foi confirmado pelos senadores em turno suplementar de votação.
  14. Proibição de animais em circos vai ser debatida em Portugal
    O fim da exploração de animais em circos e espetáculos similares vai ser discutido no parlamento na próxima quinta-feira (21), por iniciativa do partido PAN, que defende que a prática não é ética, nem pertence a uma sociedade evoluída. No projeto-lei apresentado pelo partido Pessoas-Animais-Natureza, é referido que a Direção-Geral de Veterinária informou existirem 1.136 animais explorados por circos, numa lista que inclui aves, répteis, cavalos, leões, pôneis, tigres, camelos, burros, lamas, coelhos, tubarões, crocodilos, elefantes, bisontes, hipopótamos, otárias, zebras, puma e renas.
  15. Pit bull espancado é resgatado e está para adoção em Santos (SP)
    Um pit bull que foi covardemente espancado após ser abandonado nas ruas de Santos, no litoral paulista, foi resgatado e está à procura de um novo lar.